A Antena 1 decidiu num novo spot publicitário fazer menção à frequência com que ultimamente se têm organizado manifestações. Saltaram logo as prima-donas ofendidas à esquerda e ligadas ao movimento sindical, gritando horrores e insinuando campanhas negras.
Diga-se em abono de verdade que o anúncio apresenta de facto uma mensagem que pode ser entendida como pouco tolerante para com outros cidadãos, que teoricamente estão a exercer um seu direito, que é o de se manifestar. Mesmo que a visão retratada seja comum à maioria de nós cidadãos “do privado”, que não se manifestam (porque o direito à manifestação e à greve é basicamente uma utopia no privado), não é bonito vê-la veiculada na comunicação social.
No entanto, o destaque dado ao anúncio parece-me que apenas vai dar importância a algo que manifestamente não a tem. Está visto que vai haver muito barulho, acusações de parte a parte no plano político, e toda esta discussão vai tornar-se estéril e desviar os olhos dos problemas que de facto afectam este país.
Estou um farto de andar a ser enganado por todos. Não querendo fazer apologias, o facto é que só posso concordar que ultimamente temos vivido num imenso espectáculo mediático em que tudo não é o que parece e somos confrontados diariamente com minudências que pouco ou nada relevam para o nosso futuro enquanto sociedade.
Tenho poucas esperanças que as coisas se alterem significativamente no futuro próximo. À esquerda e à direita, todos parecem mais interessados em perpetuar populismos demagogos. Faço no entanto, um apelo sincero aos políticos e politiqueiros deste país: tratem de melhorar a vossa actuação! É que assim torna-se demais de aturar! Já não se pode com o arrancar de cabelos e bater no peito cada vez que algo não vai no vosso favor! Sejamos crescidinhos, e saibamos apresentar as nossas ideias com elevação e dignidade… Que tal?
Sem comentários:
Enviar um comentário