junho 21, 2011

Accountability

Quem é o organismo responsável por verificar que as decisões de investimento no Estado são baseadas em cenários realistas?

Se eu quiser saber, estatísticamente, qual a percentagem de investimentos que geraram o retorno esperado, onde devo procurar?

Se eu quiser saber se determinado investimento foi alvo de algum estudo de viabilidade financeira, onde posso encontrar essa informação?

Tirando as noticias que vêm a público raramente acerca de negócios ruinosos vindas do Tribunal de Contas - que são autênticos escândalos que não podem passar impunes na sua grande maioria - ainda não vi em lado nenhum debatida a qualidade desses instrumentos que são cruciais nas decisões desses investimentos.

Lembro-me disto a propósito das famosas SCUT's que foram contruídas por esse país fora, e que agora trocaram os carros que nelas transitavam por pórticos de pagamento inamovíveis. O que será que correu mal ali?

Eu compreendo que se o Estado queira convencer os privados a construír (isto é, a pagar a construção) as infra-estruturas que o país precisa, o mais natural seja a privatização do lucro e a nacionalização do risco.

Mas daí não decorre no meu ponto de vista que o modelo seja necessáriamente insustentável. Com certeza que terão sido feitos estudos que demonstravam a viabilidade dos projectos. Daí a minha pergunta: Perante o óbvio falhanço das projecções, quem é que investiga o que correu mal nestes casos?

Agradeço a quem possa esclarecer esta minha dúvida.