julho 09, 2009

Agradecimento Público

Obrigado Miguel Esteves Cardoso pelas simpáticas palavras, e logo no Público de hoje. Fico comovido por te teres lembrado de mim, mesmo não tendo sido formalmente apresentados! Poucas pessoas que hoje lerão a tua crónica, poderão perceber o profundo alcance das tuas palavras, mas eu, sei, que elas são só para mim!

Um abraço amigo,

Geophys

Cresce e aparece
Miguel Esteves Cardoso

À medida que envelhecemos, vamos sendo obrigados a lidar com as condescendências dos mais jovens. E vai-se criando a urgência de arranjar novas formas de insultá-los.
Estas condescendências, sempre bem-intencionadas, podem ser verbais (cotas) ou comportamentais ("O senhor quer que eu o ajude a atravessar a rua?"). A única coisa que as une é pedirem vingança. Violenta.
A que mais me provoca, emocionalmente, é a afirmação de juventude relativa: "O Senhor Miguel deve conhecer isto muito melhor do que eu, que só tenho 37 anos..."
Dá-me sempre a noção que - já não sendo nenhumas galinhas primaveris, como dizem os ingleses (no spring chickens) - querem agora ser novos à nossa custa.
Tanto faria eu ter 90 anos: haveria sempre um jovem de 78 a tremelicar-me que, apesar de já ter ganho um Nobel da Medicina, não tinha a certeza se seria boa ideia tomar uma Aspirina para a dor de cabeça: "Porque o Doutor Miguel, que já tem muitos mais anos disto, é que sabe, porque dores de cabeça não deve ser coisa que lhe tenham faltado, então com os copos, ha ha ha..." (breve intervalo para estrangulamento).
Então insultemo-los assim: são embriões. São fétinhos, com acento e tudo. São óvulos e espermatozóides. São bebés; precisam de uma mudança de fralda; estão com sono; são iguais à mãezinha. São néscios e nexinhos; nascituros e turrinhos.
A fórmula do "cresce e aparece" tem de ser actualizada. Ninguém nos pode chamar velhos e sobreviver.
in "O Público", 9 Julho de 2009

1 comentário:

Tulipa disse...

Lol, gostei.
Apesar de pouco simp
atico, visto ser mais velha que tu :P
Ainda assim, fetinho é violento, looool! Mas amei! :)
É um termo que colocarei em prática, está mais que visto! :P